O Delta do Parnaíba

Pacotes e Passeios, Pousadas, Transportes e Casas de Praia

O Delta do Parnaíba

Um gigante de água e areia, Delta do Parnaíba, um dos lugares mais misteriosos do brasil, dunas que andam, toneladas de areia mudam de lugar a cada dia e neste cenário deslumbrante, o refúgio de uma rica vida selvagem, macacos prego, rios, peixes de quatro olhos e o camurupim espécie tão rara e já se tornou lenda sob o céu azul do Piauí.

Delta do Parnaíba foto: Matheus Machado

Delta do Parnaíba foto: Matheus Machado

Um espetáculo, a revoada vermelha dos guarás, para o homem este imenso território é desafiador como conviver com natureza tão incontrolável, as imensas rochas do cânion do rio poti revelam mensagens antigas, mas o que pretendiam nos dizer os homens que lá viveram há milhares de anos? O gigante genuinamente brasileiro leva vida por onde passa, manguezais com árvores de até metros 10 metros de altura e uma biodiversidade que abriga centenas de espécies em ilhas. Estamos falando do único Delta das Américas que deságua no oceano atlântico.

A História

Por volta do século XVI o explorador português Nicolau de Resende em umas das suas aventuras navegando pelo litoral piauense na tentativa de escapar de piratas Nicolau entra em um dos igarapés do Delta do Parnaíba e sofre um acidente próximo a divisa de estados, é salvo por uma tribo de índios, sua caravela com um carregamento pesado de ouro bate em uma bancada de areia e afunda. Na tentativa de recuperar seu tesouro Nicolau de Resende passa 16 anos na companhia dos índios tremembés e relatava nas suas cartas a Portugal que havia descoberto um verdadeiro tesouro mais valioso do que o que havia perdido, o Delta do Parnaíba.

A Origem

Com 344.112km² a Bacia do Rio Parnaíba é representada por um conjunto de terras que faz a drenagem da água das precipitações e a converge para a área banhada pelo Rio Parnaíba e seus afluentes. Considerada uma das três maiores bacias compõe sedimentares do território brasileiro.

A presença do extenso e recortado Delta do Parnaíba, considerado um dos três maiores do planeta, sendo o único em mar aberto das Américas forma uma linda paisagem natural por ser caracterizado como um complexo mosaico de ecossistemas entrecortados por bacias e estuários.

O Delta do Parnaíba é uma área de invernada de aves migratórias. Em regiões tropicais, certos fatores como a precipitação, floração e/ou frutificação de espécies vegetais são os maiores estímulos para tais migrações, no entanto, a reprodução e locais propícios e fartos para a alimentação contribuem significativamente para a instalação das mesmas.

A Ilha das Canárias é um dos maiores atrativos da região, sendo a segunda maior do Delta do Parnaíba, e abriga um povoado de pescadores.

Além disso, essa área conta com a influência da preservação ambiental. Tem-se também pousadas e restaurantes propícios para os interessados no ecoturismo. A importância do Delta deve-se a potencialidade de seus recursos naturais em virtude, de estar apto ao desenvolvimento de inúmeras atividades a exemplo do(a): pesca, navegação, abastecimento urbano e lazer.

Vale ressaltar que esse cenário abriga um mosaico de ecossistemas com elevada importância ambiental e cuja biodiversidade é marcada segundo a transição de ambientes terrestres e marinhos. As dunas costeiras têm função protetora das terras continentais, pois, são os reservatórios naturais de recursos hídricos onde se acrescenta a isso a vegetação com função de bioestabilização das dunas reduzindo, deste modo, o processo geomórfico no qual ocorre o avanço das mesmas por meio do efeito eólico.